Company Logo


Sexta, 11 Maio 2012 12:36

Princípios

Avalie este item
(0 votos)

1º. Adesão Livre e Voluntária

 As cooperativas são organizações voluntárias abertas à participação de todos, independentemente de sexo, raça, classe social, opção política ou religiosa. Para participar, a pessoa deve ser apta a prestar serviços e estar de acordo com as responsabilidades de sócio. O desligamento da cooperativa também é livre.

 

2º. Gestão Democrática

  As cooperativas são organizações democráticas, controladas por seus sócios que, reunidos em assembléia, discutem e votam os rumos da cooperativa, bem como elegem os representantes que irão administrar a sociedade. Os cooperados têm igualdade na votação, ou seja, cada associado representa um voto.

 

3º. Participação Econômica dos Sócios

  Os cooperados devem contribuir igualmente para o capital de sua cooperativa, o qual é controlado democraticamente. Parte deste capital é propriedade comum dos cooperados. O restante poderá ser destinado para investimentos na própria cooperativa ou para outras aplicações, sempre de acordo com a decisão tomada na assembléia.

 

4º. Autonomia e Independência

  As cooperativas são organizações autônomas e independentes, controladas por seus sócios que são os donos do negócio. Qualquer acordo firmado com outras organizações e empresas devem garantir e manter esta condição.

 

5º. Educação, Formação e Informação

   As cooperativas devem promover educação, treinamento e formação dos seus sócios, como forma de contribuir efetivamente para o desenvolvimento deles. As cooperativas também devem informar o público em geral sobre a natureza e os benefícios da cooperação.

 

6º. Intercooperação

  As cooperativas devem trabalhar em conjunto, por meio do intercâmbio de informações, produtos e serviços, para atender melhor os seus associados e fortalecer o Cooperativismo.

 

7º. Preocupação com a Comunidade

 As cooperativas devem trabalhar pelo desenvolvimento sustentado de suas comunidades, por meio de programas realizados em parceria com o governo ou outras entidades civis.

Ler 14430 vezes Última modificação em Sexta, 11 Maio 2012 18:37

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.




Movimento Força Cooperativista 2012 (C) Todos os direitos Reservados.